Lula - um breve resumo de sua história
Luis Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, foi o presidente do Brasil de 2003 a 2010. Antes de chegar à presidência, Lula era um sindicalista e líder político conhecido por sua luta contra a desigualdade e a pobreza.
Lula nasceu em 1945 em um pequeno vilarejo no Nordeste do Brasil. Seu pai era um imigrante português e sua mãe era uma costureira. Lula cresceu em condições muito pobres e teve que trabalhar desde cedo para ajudar a sustentar a família.
Mesmo assim, Lula conseguiu se formar no ensino médio e começou a trabalhar como metalúrgico. Ele também se tornou ativo na luta sindical e logo se destacou como um líder. Em 1980, ele fundou o Partido dos Trabalhadores (PT), que se tornaria um dos principais partidos políticos do Brasil.
Lula foi candidato à presidência pela primeira vez em 1989, mas perdeu para Fernando Collor de Mello. Ele tentou novamente em 1994 e 1998, mas novamente foi derrotado. Finalmente, em 2002, Lula venceu as eleições presidenciais com uma ampla margem de votos.
Como presidente, Lula implementou uma série de medidas para reduzir a pobreza e a desigualdade no Brasil. Ele criou o programa Bolsa Família, que oferecia ajuda financeira a famílias pobres desde que seus filhos estivessem matriculados na escola. Ele também aumentou os investimentos em saúde e educação e promoveu o crescimento econômico.
No entanto, a presidência de Lula também foi marcada por controvérsias. Em 2005, ele foi acusado de receber propina de empresas em troca de contratos governamentais, mas foi inocentado pelo Supremo Tribunal Federal. Em 2012, ele foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro e foi preso em 2018. Ele foi libertado em 2019 após o Supremo Tribunal Federal mudar a lei de prisão após condenação em segunda instância.
Em 2022 o mesmo foi eleito novamente presidente da República após uma manobra só Supremo Tribunal Federal para sua libertação- mas isso é tema para outro post.
Comentários
Postar um comentário